segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pão de mel e VIDA BOA!!!

Nosssa! Mais de um ano de Blog abandonado! Metade desse tempo foi de retorno à vida de secretária. Passado o surto, sim, suRto, voltei à vida que mereço que é a de ser cantora e dona da minha vida!
Sim, sem frescura e sem medo de assumir que sou cantora e é disso que vou viver! Foi um processo, às vezes dolorido, mas que valeu a pena! Dou aulas de canto e faço os shows que adoro!!!

Agora, renovada e cheia de ânimo, comemoro com pão de mel sem recheio! Sim, porque eu prefiro assim! E só fazia para os outros! E nada para mim??? Estava tudo errado! Agora é tudo pra mim! Hahahahah! Sim! O pão de mel e a vida que mereço!

Beijo na b*nda que hoje é segunda e eu tô indo pra academia queimar as calorias de ontem pra comer as de hoje!!!




Pão de mel da Sarah


Rendimento: 30 a 40 pãezinhos, se assados em forminhas de 6cm de diâmetro. As que eu uso têm fundo removível. Ou uma forma retandular de 30cm por 20cm. Ou uma forma redonda de 25cm de diâmetro por 10cm de altura.

     Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (peneirar 3 vezes)
  • 1 colher (sopa cheia) de fécula de batata (peneirar com a farinha)
  • 1 xícara (chá) de mel puro
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar (peneirado)
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo escuro, passado na peneira mas não precisa estar fininho, é só para homogeneizar
  • 2 vcolheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de bicarbontato de sódio (peneirar com a canela)
  • 1 colher (chá rasa) de noz moscada
  • 1 colher (chá rasa) de cravo em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • Gordura vegetal, o quanto baste para untar as forminhas.

Cobertura:
  • 900g (aprox.) de chocolate de boa qualidade ou 70% de chocolate bom e 30% de chocolate fracionado.


Modo de Fazer:
Massa:

Unte as forminhas com a gordura vegetal. Para facilitar, pode-se colocar a gordura uns segundos no forno de microondas para amolecer. Use um pincel para untar as forminhas.

Ligue o forno a 240°C.

Na tigela grande da batedeira, coloque o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos inteiros.
Bata muito bem, uns 10 minutos.

Reduza a velocidade da batedeira para o mínimo.
Com a ajuda de uma colher, acrescente à mistura da batedeira, alternadamente, o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater.
Depois da última adição, pare de bater.
Junte o bicarbonato e as especiarias.
Misture delicadamente, sempre com uma espátula, fazendo movimentos lentos de baixo para cima, até incorporar, mas sem misturar demais. A textura deve ser de um creme espesso e homogêneo.

Despeje a massa nas forminhas com a ajuda de uma colher, lembrando de não colocar muita massa para não escorrer quando crescer.

Assim que colocar as forminhas no forno, abaixe a temperatura para 180° e mantenha até o final.


Recheio opcional:
Corte os bolinhos ao meio com uma faquinha de serra e use o recheio cremoso de sua preferência. Gosto de doce de leite firme, brigadeiro com chocolate meio amargo ou beijinho de coco.

Cobertura:

O chocolate pode ser derretido em banho-maria ou no microondas, sempre tomando muito cuidado para que nenhum vapor d’água entre em contato com o chocolate. A umidade altera a cor e atrapalha a temperagem. Um termômetro ajuda muito.
Para este chocolate, o ideal é que ele chegue a no máximo a 50°C. Mude para uma tigela funda (eu prefiro as de porcelana, mas pode ser qualquer outra) e mexa até que o chocolate chegue aos 29°C. Aí você pode mergulhar cada pão de mel e deixar secar no papel Depois disso é só embalar, se der tempo! Ou guardar num pote hermético por uns 3 ou 4 dias sem cobertura e até 8 dias com cobertura.

Se você gostar, pode usar 30% de chocolate fracionado e 70% de um bom chocolate. Não é tão bom quanto o outro, mas a cobertura fica macia e não precisa de temperagem. Só tomar cuidado pra não queimar o chocolate no derretimento.