domingo, 9 de outubro de 2011

Minas Gerais e seus morangos perfumados!

Adoro ir a Minas visitar a família! Além da comilança sem fim que existe naquela terra, quando posso ir de carro posso parar na estrada na votla para São Paulo e comprar morangos frescos colhidos no dia,. mas, pra variar, exagerei nas quantidades e comprei morangos demais. O que, claro, não é problema. Os danados viraram uma geléia deliciosa! Viraram o "mais por menos". Mais sabor, mais geléia, além do delicioso perfume! Por menos dinheiro e menos açúcar e conservantes! Amo pão com geléia! Nunca mais compro geléia no supermercado! Eu fazia tanta geléia quando era criança... uma grande bobagem eu ter começado a comprá-las prontas!

A receita é o do blog A Cozinha Coletiva. Eu omiti a vodka porque não tinha e não quis colocar outra bebida no lugar. Ficou ótimo mesmo assim. E agora tenho desculpa para comprar uma garrafa de boa vodka e fazer a geléia outra vez!



Segue a receitinha IPSIS LITERIS!

Geléia de Morangos e Hortelã

Ingredientes:
4 caixinhas de morangos lavados e sem cabinhos [prefira os menores e mais vermelhos];
400g de açúcar refinado [pode-se colocar menos, conforme seu gosto];
Suco de 1/2 limão;
1 pitada de cardamomo em pó [opcional];
3 ramos bem lavados de hortelã fresca, com caule e tudo;
2 colheres de sopa de vodca.

Preparo:
Reserve um pires limpo no freezer (essa dica é muito boa!!!).
Em uma panela grande, coloque os morangos inteiros [aqueles maiores corte na metade], os ramos de hortelã (piquei as folhas e deixei na geléia depois de pronta), o suco de limão (coloquei um pouco mais de suco), o cardamomo e o açúcar. Misture e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e retirando a espuma que se forma na superfície (eu não tieri a espuma e não houve diferença no resultado). Depois de mais ou menos meia hora, a espuma para de se formar. Então adicione a vodca e faça o teste do pires gelado: pingue uma gota de geléia sobre ele e e tombe o pires: a gota não deve escorrer. Vá mexendo e testando até que alcance o ponto. Apague o fogo.
Distribua a geléia quente em vidros esterilizados, tampe e vire-os de ponta cabeça. Deixe assim até esfriar totalmente.

Para esterilizar os vidros, coloque-os em uma panela grande com a´gua até cobrir os potes. Deixe ferver por uns 15 minutos e retire da água com a ajuda de uma pinça de cozinha e deixe escorrer num pano de prato limpinho. Cuidado para não colocar os vidros quentes sobre superfície fria para não estourarem.