segunda-feira, 20 de junho de 2011

As coisas boas da vida e um bolo de banana pra vovó!


Na penúltima apresentação do Nhambuzim, no Teatro da Vila, fui apresentada aos donos da Livraria Zaccara. Um cantinho cheio de charme, arte, bons livros e discos na Rua Cardoso de Almeida, 1356, em Perdizes. Vale a pena visitar e bater um papo. Não dá pra sair de lá sem um livro novo e sem admirar o trabalho do Hélio de Almeida, um dos maiores artistas gráficos desse país, que tem esculturas, cartazes e um livro que traz uma parte de sua obra espalhados pela loja. Tive o prazer de conhecê-lo e de tomar uma, pasmem, cachacinha! Foi uma honra! Imaginamos algumas coisas, mas isso ainda fica prum futuro próximo, espero que bem próximo! :) Eu conto quando acontecer.

Por enquanto fiquem com um bolinho de banana lindo e delicioso que tirei daqui do meu blog perferido. Fiz para receber minha avó! Ela ama bolo de banana! Eu omiti a cobertura de limão porque ela não pode com tanto açúcar, mas coloquem, deve ficar ainda mais gostoso!
Usei forminhas de cupcake pra facilitar o transporte e não sujar fôrma! Preguiça! HAHAHA! E olhem mais a foto da Patrícia do que a minha, por favor, porque eu não sei tirar fotos! :)





Bolo de banana com sementes de papoula e calda de limão siciliano

- xícara medidora de 240ml


Bolo:

1 ¾ xícaras (245g) de farinha para bolos*
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de sementes de papoula
¾ xícara (170g/2 pequenas ou 1 grande) de bananas maduras e amassadas com um garfo
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 90ml - de buttermilk
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar granulado
2 ovos grandes, ligeiramente batidos

Calda:

½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro do forno.

Unte com manteiga uma forma redonda de 25cm de diâmetro (e 5cm de altura), com capacidade para 10 xícaras (2,5l), forre o fundo com papel manteiga, unte o papel e polvilhe tudo com farinha de trigo, removendo o excesso**. Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.
Peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato, a canela o sal numa tigela pequena. Junte as sementes de papoula e reserve. Numa outra tigelinha, misture a banana e o buttermilk.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga em velocidade médio-baixa até que fique cremosa e homogênea, 30-45 segundos. Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone. Em velocidade média, acrescente o açúcar, de maneira contínua, e continue batendo até a mistura ficar mais clara e leve, 2-3 minutos. Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone.
Com a batedeira em velocidade média, adicione os ovos, 2 colheres (sopa) a cada vez, batendo bem a cada adição para incorporar. Continue batendo até a massa ficar cremosa e bem clarinha – o processo de adição dos ovos vai levar cerca de 2 minutos. Agora, na velocidade mais baixa possível, junte a mistura de banana e buttermilk à massa e bata para incorporar. Desligue a batedeira - com o auxílio da espátula de borracha/silicone, misture os ingredientes secos em três adições. A cada adição, raspe as laterais da tigela com uma espátula de borracha/silicone e continue misturando até obter uma massa homogênea. Transfira a massa às colheradas para a assadeira preparada e leve ao forno até que cresça, doure e o bolo comece a se soltar das laterais da forma, 35-40 minutos (comece a checar aos 30).
Retire do forno e coloque a forma sobre uma gradinha. Deixe esfriar 10 minutos e então, com bastante cuidado, desenforme sobre outra gradinha. Retire o papel manteiga e deixe esfriar completamente.
Prepare a calda: numa tigelinha, misture o açúcar e as raspas de limão. Vá adicionando o suco aos poucos, misturando até obter a consistência desejada. Regue o bolo com a calda.

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho


Rend.: 8-10 porções

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cantoria em Itu e bolo de maçã sem gordura!

Eis que no sábado passado fui com o Lira D'Orfeu fazer um concerto em Itu, no iterior de São Paulo. Cidade das mais acolhedoras e cheias de história. 
Para acompanhar o lanchinho da tarde, preparado com muito carinho pela Fátima, produtora do grupo, fiz um bolinho pensando no Edilson, diretor do grupo, que não pode comer gordura. Não que eu deva! HAHAHA! 
Pesquisei no Google e encontrei no Dia de Domingas um bolo de maçãs sem manteiga, margarina ou óleo.
Fiz o bolo sem a canela e com maçãs gala, ficou muito bom! 
A foto que eu tirei ficou tão sem graça que eu achei melhor nem postar. Ainda apanho horrores das fotos. Além de rolar uma preguicinha. Melhor olhar a foto da Andrea.
Imagino que com canela ele deve ficar ainda mais saboroso. Adoro maçã com canela! Depois do lanche saboroso, fizemos o concerto para a casa cheia! 
Comemos o famoso filé à Parmigiana no Bar do Alemão com um chope de primeiríssima e minha Itubaína, e voltamos para Sampa.


Dia gostoso em companhia de gente querida! Não tem melhor!


P.S.: Eu tenho uma geléia de Cabernet Sauvignon que ganhei da cunhada. Passei a geléia no bolo, aqueci de leve no microondas e juntei uma colher de sopa de Nata do Rio Grande do Sul. Ficou um espetáculo! Sou gorda???


Segue a receita da Andrea:


BOLO TURCO DE MAÇÃS
Fonte: Chefkoch

Ingredientes:
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar (ou menos)
4 ou 5 maçãs
2 1/2 colheres de chá de fermento químico
2 pacotinhos de açúcar baunilhado (2 colheres de sopa)
1 colher de chá de canela em pó
3 ovos
um pouquinho de leite
suco de limão

Cobertura(opcional):
açúcar de confeiteiro
suco de limão

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Descasque as maçãs, tire os miolos e corte-as em cubos. Pingue um pouco de suco de limão sobre as maçãs e misture. Reserve. Misture a farinha, o fermento e a canela e reserve.
Num recipiente, bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até formar uma espuma clara. Juntar a mistura da farinha e bater até formar uma massa homogênea. Agora pingue um pouquinho de leite, mas não exagere! Misture os cubinhos de maçãs e envolva bem. Coloque tudo numa forma untada (usei uma de 22 cm com buraco no meio) e asse por cerca de 40 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Cobertura: misture o açúcar de confeiteiro com um pouco de suco de limão, formando uma pasta grossa. Derrame sobre o bolo ainda morno.